Primeiro encontro de artes e tecnologia no CEU das Artes Camila da Silva Rossafa, aconteceu nesta última sexta-feira, dia 29 de maio. Uma proposta de mostrar as ações desenvolvidas pela Associação Camila desde 2004, com o projete The Computer Clubhouse, projeto da Associação Camila em parceria com o Museu de Ciências de Boston, MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Onde a premissa do projeto é oferecer um espaço seguro e criativo, por meio da tecnologia e ambiente fraterno para crianças e jovens da comunidade do Jardim Conceição, Primeiro de Maio e bairros do entorno.
O evento trouxe um pouco da relação entre a natureza e tecnologia, onde o público pode conhecer ou rever objetos da tecnologia do passado, como máquinas de escrever, disquetes de computador, projetos de 8 mm, maquinas fotográficas e celulares antigas.
No encontro tivemos apresentação de maquete com montagem de LEGO e circuito simples elaborada pelos membros participantes das oficinas, os visitantes do encontro puderam interagir com maquete no desafio de passar por toda a maquete sem que acenda as luzes.
Outros objetos com circuitos também cativaram o público, as placas de Makey Makey que fizeram o público se divertir com água colorida que produzem músicas. A criançada e adultos curtiram muito a instalação que gerou muita curiosidade de como a água pode emitir som e notas musicais.
Também foi apresentado novas tendências de tecnologias, assim como vídeos e fotografias em 360º em televisores e experiência com os óculos de realidade virtual, assim como o público interagiu com obras de graffitis scaneado, obras de Pedro Caravaca, o público pode ver todos os detalhes dos desenhos com iteração em televisão touch screen, onde os participantes poderão aproximar e girar o desenho para qualquer lado a partir de leves toques na tela.
O que mais a garotada curtiu foi uma sala cheia de games para diversão com tecnologia, jogos de árcade, Xbox, simulador de corrida e games analógicos como pinball, e para encerrar cem grande estilo música e tecnologia com o DJ Santhu, que agitou a galera com diversos ritmos e um bate papo sobre a evolução da tecnologia na cultura dos DJs.
O Primeiro Encontro de Arte e Tecnologia foi um sucesso com a participação de mais de 300 pessoas entre crianças, jovens e adultos que interagiram juntos seus filhos em um dia agradável de festas, harmonia e divertimento.