No dia 26 de junho de 1987 ocorreu a 1ª ocupação na área que viria a ser o Jardim Conceição.

Em 26 anos de existência, nosso bairro já chegou a ser um dos mais violentos do estado de São Paulo. Em 2003, segundo uma pesquisa feita na comunidade, foi registrado na região mais de 60 jovens assassinados.

Graças aos esforços das ONGs Associação Camila e Centro Social Nossas Senhora das Graças, junto de algumas lideranças locais e outros orgãos, implataram nesta região programas a fim de combater este trágico número, e no ano de 2008 não foi registrado nenhum caso de assassinato na região.

A Associação Camila vem atuando assiduamente na promoção de politicas públicas, na promoção dos direitos das crianças e dos adolescente, incentivando uma cultura de paz e buscando melhorias na qualidade de vida dos moradores desta região.

A História dos moradores do Jd. Conceição é parecida com a de milhões de brasileiros que lutam e acreditam num país mais justo e com uma melhor qualidade de vida para todos. Esta história começa propriamente dita, no dia 26 de junho de 1987, quando alguns moradores do Jardim São Vitor (em sua maioria migrante nordestinos), ocupam uma região do município de Osasco conhecida por estar abandonada e servir de depósito de cadáveres.

Com o processo de industrialização em São Paulo na década de 60 e seguintes, começou um movimento migratório de habitantes da Região Nordeste para este estado mais especifcamente na região metropolitana, sendo assim, o município de Osasco também acolhe estes migrantes que passaram a instalar-se em casas de aluguel ou em casas de parentes. Havia na região do Jd. São Vitor muitos desses cidadãos que com auxilio da comunidade eclesial do bairro e várias lideranças políticas iniciaram a organização de um movimento em prol da moradia para estes habitantes com o desejo de formar uma vila operária.

Sucedeu-se a esta ocupação outras duas: as de alguns moradores na região do Jardim dos Trabalhadores e a de moradores da favela do buraco quente no espaço da Vila da Justiça. A partir desta ultima ocupação a Prefeitura iniciou uma política de remanejamento de moradores das áreas nobres da cidade e locais inadequados de moradia para a região do Jardim Conceição. No entanto, este remanejamento não foi acompanhado de medidas de urbanização adequadas nem de ações sociais: os moradores foram simplesmente jogados.

Com o passar do tempo o bairro passou a sofrer também com o envolvimento de jovens e crianças com o tráfico de drogas e assim muitos jovens perderam suas vidas levando ao desespero e ao medo das famílias.

Nosso bairro possui um grande número de jovens com aptidões notáveis, porém a maioria desses jovens não possuem ocupações. Nesse período sem ocupação, muitos deles se envolvem com as drogas, más companhias entre outros fatores. Isso nos mostra a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude da nossa região.